Manter um bom diálogo com o cliente é fundamental para o processo de atendimento da empresa. A tecnologia do chatbot é referente a programa de computador que possibilita programar respostas, questionários curtos e orientar uma conversa inicial com o cliente.
Todo o processo é programado e automatizado, possibilitando diminuir o peso de tarefas repetitivas e burocráticas relacionadas às dúvidas freqüentes, mantendo um diálogo pré-definido entre o usuário e um robô de linguagem.
Atender o cliente rapidamente pode demandar o investimento em grandes equipes de atendimento, porém um menu ou robô utilizado para uma conversa automatizada pode reduzir custos, tempo e perda no processo de atendimento beneficiando empresas e consumidores.
É possível automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, gerando liberado e ganho de tempo para resolver problemas mais complexos.
Atualmente, determinadas empresas de diferentes segmentos estão escolhendo processos de contato automatizado para aprimorar os setores de venda, consulta de pagamentos ou dúvidas freqüentes.
Esse processo aplicado através de programas inteligentes possibilitar acelerar fluxograma, estruturar na forma de diálogo e cadastrar dentro de uma ferramenta apropriada e muito bem indexada para cada tema ou solução.
Nos próximos anos, o uso de chatbots será uma tendência mundial e os mesmos terão um papel ativo em nossas vidas, saiba que:
O chatbot tende a ficar mais aprimorado e mais avançado com a adição de uma inteligência artificial que consiga identificar variáveis de palavras, assuntos e voz no sistema de audição e escrita. No futuro próximo, o avanço da inteligência artificial permitirá que mesmo que o cliente pergunte de maneira não programada e obtenha respostas cada vez mais exatas.
Atualmente, esse tipo de inteligência já é empregada nos sistemas de atendimento propiciando o funcionamento de diversas formas diferentes criando atenção na hora de escolher determinada função ideal para a necessidade do atendimento.
Por exemplo, para a empresa que possui grande volume de interações, pode usar ferramentas gratuitas, como a Blip, que permite fazer o chatbot e integrá-lo com as ferramentas de atendimento.
No processo de instalação de um chatbot é fundamental saber simular uma conversar, selecionando a linguagem certa que o seu cliente usa para se comunicar.
Inicialmente, a empresa precisa ter conceitos e objetivos claros para gerar qualidade e facilidade de atendimento a favor do cliente e da empresa.
Esses sistemas podem ser usados no atendimento telefônico, nas redes sociais e nos e-mails como uma conversa prévia e orientadora para as dúvidas e necessidades iniciais do cliente e demais demandas. Mas, em determinadas situações como dúvidas profundas, problemas e pagamentos o chatbot não deve substituir o atendimento humano, lembrando que existem demandas mais complexas que o bot não pode resolver de forma automática.