Uma das ferramentas mais utilizadas para a comunicação da empresa com seus contatos é o email marketing. Mas para que ela realmente funcione é preciso é preciso conhecer algumas estratégias. O problema é que algumas empresas não conseguem planejar campanhas com essa ferramenta e cometem diversos erros.
Pensando nisso separamos algumas dicas importantes que vão fazer com que a campanha de email marketing obtenha sucesso.
Elaborar uma campanha de email marketing que seja realmente eficiente e traga bons resultados não é fácil. Mas algumas dicas podem ajudar nesse processo:
Quando é elaborada uma campanha boa utilizando essa ferramenta os resultados positivos logo surgem para a empresa. Entretanto, quando um email é enviado sem autorização o efeito pode ser desastroso. Afinal, nenhum cliente deseja ter sua caixa de entrada inundada de emails com assuntos que não interessam ou anúncios.
É para evitar a insatisfação dos clientes que antes de optar por uma estratégia de email marketing é preciso se certificar que ele autoriza o recebimento desses emails. Essa permissão pode ser conseguida em troca de assinatura de newsletter, cadastro ou oferecimento de e-books, brindes e conteúdos interessantes.
É possível comprar listas prontas de emails, mas há uma série de problemas nisso. Uma delas é que os dados obtidos não são confiáveis e muitas vezes elas são conseguidas sem que o usuário tenha dado a permissão.
Por esse motivo o melhor é optar por construir sua própria lista. Os emails serão conseguidos com a autorização do usuário e para segmentá-los é preciso separá-los levando em consideração o interesse de cada cliente no site. Investigar o conteúdo baixado ou acessado bem como as páginas visitadas no site é uma forma de segmentá-los.
A lista de email foi segmentada? Agora é preciso elaborar conteúdos que sejam relevantes para o cliente e envia-lo por email. O título deve ser atraente e fazer com que o leitor seja instigado a conhecer seu conteúdo. É por isso que é tão importante conhecer bem o público e fazer uma boa segmentação das listas.
O mercado disponibiliza diversos softwares que disparam os emails de forma automatizada. Elas permitem que os disparos sejam feitos mediante agendamento para que o envio ocorra nos momentos certos levando em consideração o perfil dos clientes.
Eles também fazem relatórios com resultado da campanha, calculam os emails que foram abertos entre outros dados. A empresa deve analisar a variedade de softwares existentes verificando qual deles trará o retorno levando em consideração suas necessidades.
Por exemplo, existem softwares que enviam emails em massa utilizando apenas um servidor, IP ou rede. Não fazem uso de ferramentas nem de configurações apropriadas. Isso pode fazer com que a empresa tenha seu domínio incluído nas listas negras o que causa transtornos para sua regularização.
Para que a performance da campanha de email marketing seja verificada é preciso adotar uma estratégia: realizar testes A/B. Esse teste envia dois tipos de emails para um mesmo público com o intuito de averiguar qual obteve índice de abertura maior. Ao realizar esses testes é possível verificar qual estratégia é mais eficiente com o público-alvo.
Além disso é possível verificar qual horário e dia os emails são mais bem aceitos. Também indicam mais precisamente quais os índices das taxas de conversões e a mensuração dos resultados.
O email marketing é uma ferramenta de grande importância para a comunicação das empresas com os clientes. Mas para que os resultados sejam positivos é preciso saber utilizar essa ferramenta.
Gostou do conteúdo que apresentamos? Deixe seu comentário e compartilhe nossa página nas redes sociais.