Inbound Marketing

O que é Inbound Marketing? Tudo o que você precisa saber!

Oficialmente o conceito de Inbound surgiu nos Estados Unidos, mas a partir de 2009 é que se popularizou. Desde então ele está sendo adotado cada vez mais por empresas que desejam conquistar mais clientes, aumentar as vendas e reforçar sua autoridade.

O Inbound Marketing faz uso de certas práticas que ajudam na geração de leads e a atrair o público que realmente tem interesse no produto ou serviço da empresa. Ou seja… seus esforços são focados para atrair o público certo, aquele que realmente tem interesse no que a empresa oferece. Através dessa atração o público alvo pode ser conquistado bem como os leads qualificados. Assim a empresa poderá sentir os resultados positivos em pouco tempo.

 

O que é Inbound Marketing?

Inbound marketing é sobre a criação de experiências valiosas que tenham um impacto positivo nas pessoas e no seu negócio. Como você faz isso? Você atrai clientes em potencial e clientes para seu website e blog por meio de conteúdo relevante e útil. Quando eles chegam, você se envolve com eles usando ferramentas de conversação, como e-mail e bate-papo, e promete valor contínuo. E, finalmente, você os delicia, continuando a atuar como um conselheiro e especialista empático.

Ao contrário do outbound marketing ( marketing tradicional), com o Inbound marketing, você não precisa lutar pela atenção de seus clientes em potencial. Ao criar conteúdo projetado para resolver os problemas e as necessidades de seus clientes ideais, você atrai clientes em potencial qualificados e cria confiança e credibilidade para seus negócios.

Ao serem impactadas com esse conteúdo as pessoas se sentem confiantes ao ponto de se aproximar da empresa. Aos poucos é construído um relacionamento saudável que posteriormente resultará na venda. É por possuir estratégias que atraem o público que o Inbound Marketing também é conhecido por Marketing de Atração.

Funil de Vendas 

O funil de vendas da sua empresa pode apresentar perfeitamente a estratégia desse tipo de marketing. O primeiro passo é identificar as necessidades do público-alvo até que se chegue a conversão. As Empresas usam esta técnica para criar confiança, credibilidade e impulso. Trata-se de agregar valor em cada etapa da jornada do seu cliente com você.

Do ponto de vista comercial, a metodologia representa o crescimento do seu negócio e os clientes satisfeitos fornecem a energia que alimenta esse crescimento, seja porque compram de você novamente ou porque trazem novos clientes para você, promovendo seu produto para outras pessoas em sua rede

Como aplicar

A estratégia de Inbound Marketing combina a criação de conteúdo com automação de marketing e possui uma metodologia baseada em quatro ações:

  1. Atrair o tráfego de visitantes;
  2. Converter visitantes em leads;
  3. Fechar leads em clientes;
  4. Encantar os clientes para que se tornem promotores da sua marca.

 


Conclusão…

O Inbound Marketing visa atrair o público que realmente tem interesse nos produtos e serviços de uma empresa. Para isso, é feito um estudo para determinar qual o público-alvo, criar as personas e elaborar conteúdos que atendam suas necessidades.

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário e opinião e aproveite para compartilhar nossa página nas redes sociais.








Author


Avatar

Jen Sodre

Especialista em Marketing Digital, experiente em ajudar empresas e empreendedores a criar, refinar e atualizar sua identidade na Web, seja através de conteúdo / marketing social ou design. Ama trabalhar ao lado de visionários para ajudar a trazer estratégias para ideias e produtos, com mais de 12 anos de experiência profissional.