Marketing digital

Lead Scoring: saiba porque qualificar seus Leads

O que é lead scoring ?

A pontuação de leads é uma técnica de marketing automatizada que visa qualificar leads em um banco de dados com base em seu grau de proximidade com o cliente ideal (comprador), sua interação com a empresa e o ponto do processo de compra em que se encontram ou a oportunidade de adquirir ou expandir os produtos ou serviços contratados.

Por que qualificar leads?

Com um banco de dados que não é ordenado ou bem classificado, suas ações de marketing estarão muito dispersas e podem não alcançar o efeito esperado.

Para enviar mensagens mais eficazes e personalizadas, você deve ter uma boa estratégia de segmentação de seus contatos, como pontuação chumbo, que lhe dá a oportunidade para facilitar o trabalho tanto do departamento de marketing e departamento de vendas. Assim, você pode pensar em ações específicas para um grupo específico, facilitar o trabalho de outros departamentos e cultivar cada cliente potencial para conseguir a venda.

Imagine a situação: alguns de seus contatos estão interessados em um produto específico, mas podem precisar de um empurrão para decidir. Outros, por outro lado, estão muito mais atrasados no processo e precisam conhecer todas as vantagens do que você oferece para convencê-los. Em cada um desses casos, as ações que serão lançadas serão muito diferentes.

Além disso, nem todos os leads capturados têm o mesmo interesse para sua empresa ou correspondem ao comprador definido.

Como funciona o lead scoring?

A pontuação de leads permite que você se mova de um banco de dados de contatos sem classificar ou classificar em uma matriz que permita atribuir uma série de características a cada lead.

Esta matriz possui três variáveis diferenciadas:

  • Grau de afinidade entre o lead e o cliente ideal da empresa.
  • Grau de conhecimento da empresa.
  • Momento do processo de compra no qual o lead está localizado.

Quando você tiver as informações sobre seus contatos classificadas, poderá começar a aplicar técnicas de marketing muito mais ordenadas e isso permitirá que você acerte o alvo.

Além disso, agora que você sabe em que situação cada um de seus contatos está, é possível criar e iniciar uma estratégia de promoção de leads com o objetivo de que os leads interajam com a marca até que a meta final seja atingida (compra do produto ou serviço ).

A pontuação do lead não só permitirá que você faça um diagnóstico inicial da situação do seu banco de dados, mas também facilitará o monitoramento da situação de cada lead e verá a eficácia das técnicas que você está usando. Com cada ação realizada, você verá como o banco de dados muda de forma, aumentando o número de clientes que chegam para comprar você.

Author


Avatar

Jen Sodre

Especialista em ajudar empresas e empreendedores a criar, refinar e atualizar sua identidade na Web, seja através de conteúdo / marketing social ou design. Especialista em otimização de mecanismos de busca, com mais de 10 anos de experiência em marketing digital. Ama trabalhar ao lado de visionários para ajudar a trazer estratégias para ideias e produtos.