Marketing digital

Fim da tão disputada luta por likes? Entenda como o número de curtidas será removido do Instagram.


Durante a abertura da conferência F8 de 2019 , o Instagram revelou que está testando uma nova forma de exibir o número de likes de uma foto ou vídeo. A intenção é esconder o número total de likes na publicação, exibindo apenas os usuários que curtiram a foto. Com a mudança, o Instagram pretende  levar os usuários a prestar atenção ao conteúdo em si e não suas métricas de engajamento associadas, anunciou o aplicativo de propriedade do Facebook na terça-feira dia 30.




O proprietário da conta ainda poderá acessar suas próprias métricas e ver o total de curtidas ou as contagens de visualizações de uma postagem específica, embora elas precisem tocar em uma postagem para visualizar essas métricas. O Instagram disse que o teste “curtidas privadas” começou no último final desta semana para usuários no Canadá na F8, a conferência anual de desenvolvedores do Facebook.

“No final desta semana, estamos realizando um teste no Canadá que remove o número total de curtidas em fotos e visualizações de vídeos em Feed, Páginas Permalink e Perfil”, disse um porta-voz do Instagram. “Estamos testando isso porque queremos que seus seguidores se concentrem nas fotos e nos vídeos que você compartilha, e não em quantos likes eles obtêm.” A pequena porcentagem de usuários canadenses no teste verá um aviso sobre o feed avisando sobre “uma alteração como você vê Likes. ”O anúncio veio junto com uma série de lançamentos de novos produtos na conferência F8 do Facebook.

Muitos julgam a ênfase pública em métricas como as de likes, e acreditam que tal contagem incentiva comportamentos negativos em plataformas como Facebook, Twitter e Instagram, levando os usuários a perseguir o engajamento para medir sua autoestima. Por outro lado, muitas empresas de mídia social usam algoritmos que levam em consideração as curtidas ou as contagens de visualizações de um post, entre outras métricas, para determinar como distribuir esse conteúdo a outros usuários. O chefe do Instagram, Adam Mosseri, disse ao BuzzFeed News que o teste não era sobre incentivar comportamentos específicos, mas “sobre criar um ambiente menos pressurizado onde as pessoas se sintam confortáveis em se expressar” e se concentrar menos em contagens do tipo. “Nós ouvimos as pessoas se preocuparem com quantas contagens gostam”, disse ele. Mosseri também disse que parte da inspiração veio do rescuro Stories, que apesar de o dona da conta poder acompanhar o número de visualizações de forma privada, porém plataforma não exibe as contagens de visualizações do Story para seguidores.

Mesmo que os totais de Like ainda tenham impacto sobre como o algoritmo classifica um post no feed, se implementado, a alteração redirecionaria o Instagram na autoexpressão em vez de ser um concurso de popularidade. É menos provável que os usuários excluam uma foto ou um vídeo porque não receberam Likes suficientes ou recorrem à sua conta do Intagram para postar algo autêntico, mas menos “perfeito”.  E as pessoas assim,  podem estar mais dispostas a postar o que realmente as representam, porque não estariam lutando pela maior contagem de likes.

Author


Avatar

Jen Sodre

Especialista em ajudar empresas e empreendedores a criar, refinar e atualizar sua identidade na Web, seja através de conteúdo / marketing social ou design. Especialista em otimização de mecanismos de busca, com mais de 10 anos de experiência em marketing digital. Ama trabalhar ao lado de visionários para ajudar a trazer estratégias para ideias e produtos.